Ministério da Economia alvo de grande ataque informático

O ministério francês da Economia e Finanças foi vítima de um ataque informático "sem precedentes" que tinha como alvo principal o departamento do Tesouro e documentos do G20, revelou a revista Paris-Match.

"Entre o mês de Dezembro e este fim-de-semana, o ministério da Economia e das Finanças foi vítima de um ataque informático sem precedentes", escreve a revista na sua página electrónica, citando uma "fonte próxima do processo".

Segundo o director geral da Agência Nacional francesa da Segurança de Sistemas Informáticos (ANSSI), Patrick Pailloux, o ataque visava "documentos ligados à presidência francesa do G20 e assuntos económicos internacionais".

"Os autores (deste ataque) são profissionais determinados e organizados. É o primeiro ataque contra o Estado francês desta magnitude e escala", disse Patrick Pailloux à revista Paris-Match, embora a origem do ataque ainda seja desconhecida.

Os autores do ataque entraram em mais de 150 computadores daquele ministério francês e piratearam numerosos documentos. "Constatámos que algumas informações foram redirecionadas para páginas eletrónicas chinesas, mas isso não significa muito", disse um alto funcionário sob anonimato à Paris-Match.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG