Merkel quer ver tomadas decisões necessárias à UE

A chanceler alemã enviou hoje uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito dos franceses. E lembrou a responsabilidade comum que têm na União Europeia, tanto a Alemanha como a França.

"Cabe-nos tomar as medidas necessárias à União Europeia e à Zona Euro, a fim de preparar as nossas sociedades para o futuro e assegurar ou reforçar a prosperidade", disse hoje Angela Merkel na mensagem divulgada pela chancelaria alemã aos media e citada pela AFP.

"Caro senhor Hollande, envio-lhe as minhas sinceras felicitações pela sua eleição para presidente da República francesa. Assume funções plenas de responsabilidades num período de grandes desafios", escreveu a chanceler, que receberá o socialista em Berlim no dia 16, apenas um dia depois de este tomar posse em França.

"Estou certa de que a nossa cooperação vai reforçar e aprofundar a amizade tradicionalmente boa e profunda entre os nossos povos, na perspetiva do 50.º aniversário do Tratado do Eliseu", diz a mensagem, numa referência ao texto assinado em 1953 pelo chanceler Konrad Adenauer e o presidente francês Charles de Gaulle para selar a reconciliação da França e da Alemanha depois da guerra.

"Congratulo-me por continuar consigo o caminho da nossa responsabilidade comum na Europa e a trabalhar para o bem dos nossos países e da Europa", conclui Merkel. A chanceler, que juntamente com Nicolas Sarkozy, Presidente cessante de França, promoveu a receita da austeridade para a crise na UE, terá agora de discutir com Hollande as suas ideias sobre a necessidade de dar prioridade ao crescimento e emprego, em vez de continuar com a obsessão pelas medidas de rigor para equilibrar as contas públicas dos países.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG