Merkel pressiona Ianukovich a retomar diálogo com mediação europeia

A chanceler alemã, Angela Merkel, pressionou hoje o presidente ucraniano, Viktor Ianukovich, a retomar urgentemente o diálogo com a oposição e a aceitar a mediação da União Europeia, informa um comunicado do governo alemão.

A chanceler telefonou hoje de manhã ao presidente ucraniano e "aconselhou-o fortemente" a aceitar uma oferta da UE para "apoiar um diálogo entre o governo e a oposição", segundo o comunicado.

"Qualquer manobra para ganhar tempo não fará mais do que agravar o conflito e gerará riscos imprevisíveis", alertou a chanceler, que "condenou com força a recente escalada da violência".

O alerta surge na sequência do retomar da violência em Kiev e em outras cidades, que já fez dezenas de mortos e mais de mil feridos nos últimos três dias.

"Todas as partes devem imediatamente distanciar-se da violência e concretizar o cessar-fogo decidido. A responsabilidade principal deste ponto de vista está do lado da chefia do Estado", afirmou Merkel.

No comunicado, o porta-voz do Executivo alemão, Steffen Seibert, assegurou que Merkel transmitiu a Ianukovich a sua convicção de que a "solução sustentável do conflito" passa por conversações entre o governo e a oposição tendentes a obter rapidamente "resultados tangíveis" em matéria de "formação de governo" e "reforma da constituição".

Estas são duas das principais reivindicações dos grupos opositores do presidente ucraniano e dos manifestantes, em relação às quais o Governo alemão já expressou várias vezes "simpatia".

Para aumentar a pressão sobre Kiev, os ministros europeus dos negócios estrangeiros deverão reunir-se hoje à tarde em Bruxelas, numa altura em que a violência aumenta nas ruas de Kiev, apesar da presença dos chefes da diplomacia alemã, francesa e polaca.

A União Europeia está também a estudar um embargo às armas e ao material ao serviço da repressão, além de sanções contra os responsáveis pela violência na Ucrânia, informaram hoje fontes diplomáticas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG