Merkel impressionada com reformas de Valls

A chanceler alemã, Angela Merkel, classificou hoje como "impressionante" o programa de reformas do primeiro-ministro francês, Manuel Valls, com quem se reuniu hoje em Berlim.

"Eu quero dizer aos alemães: iremos fazer as reformas", insistiu Valls, durante uma conferência de imprensa conjunta. A chanceler alemã, por seu lado, insistiu que existem "várias possibilidades para criar crescimento sem dinheiro suplementar".

O encontro entre Merkel e Valls acontece cinco dias depois de o Presidente francês, François Hollande, ter dito, na sua conferência de imprensa semestral, que pretende pedir mais dois anos para que a França cumpra o défice de 3% do PIB, ou seja até 2017. Aquele é o limite imposto atualmente aos países da zona euro, por via das regras europeias em vigor.

Hollande, que tal como Valls tem visto a sua popularidade em queda livre, afirmou na ocasião: "Não acredito que uma economia como a da França possa fazer frente, em simultâneo, à questão da competitividade e das contas públicas".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG