Mais de 95 mil mensagens com ideias para cortar despesa

O Governo italiano recebeu até hoje mais de 95 mil mensagens online de cidadãos com sugestões para reduzir a despesa do Estado italiano, divulgou o Executivo de Roma.

Os italianos responderam desta forma a uma proposta lançada pelo primeiro-ministro italiano, o tecnocrata Mario Monti, que desafiou os cidadãos a identificarem possíveis formas de poupança no erário público.

Num comunicado hoje divulgado, o governo de Roma anunciou que desde o dia 2 de maio foram registadas 95 mil mensagens numa área da página online do executivo designada "Spending review" (Revisão de despesas, em português), que pretende detetar possíveis desperdícios públicos.

Segundo a nota informativa do governo, os italianos indicaram várias áreas que podem ser alvo de cortes: "saúde, órgãos públicos, carros oficiais, tetos dos salários, assessorias externas, reformas e investimento energético".

Apesar de a incitativa de Monti ter recebido numerosas críticas por parte da maioria dos partidos políticos, os cidadãos italianos parecem ter apreciado a ação uma vez que "enviam, em média, uma mensagem em cada dois segundos", reforçou o comunicado.

Com esta iniciativa, as autoridades italianas pretendem ajudar o recém-nomeado comissário extraordinário para a redução da despesa da administração pública, Enrico Bondi, que está a realizar um relatório sobre uma possível poupança durante este ano na ordem dos 4.200 milhões de euros e evitar assim a subida do IVA -- de 21% para 23% - prevista para outubro.

O governo explicou igualmente que foram "principalmente cidadãos jovens" que participaram com sugestões, mas também contribuíram "funcionários, investigadores, professores universitários, empresários e associações".

Devido à forte adesão dos cidadãos, foi constituído um grupo composto por cerca de 10 funcionários que começaram a arquivar as mensagens por categorias.

Até ao momento, este grupo de trabalho já conseguiu catalogar 20 por cento das sugestões.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG