Maior apreensão de drogas sintéticas e quatro detidos

A Polícia Nacional espanhola anunciou hoje a apreensão da maior quantidade de sempre de drogas sintéticas em Espanha, numa operação em que foram detidos, em Barcelona, quatro suspeitos.

As drogas apreendidas, em data não divulgada, incluíam 98 quilos de substâncias estimulantes, 9.318 pastilhas, 1.692 cápsulas e 2.186 pacotes prontos para distribuição. Os quatro detidos, de nacionalidade lituana, dois já na prisão por ordem judicial, foram acusados de confeccionar e distribuir pela Internet drogas sintéticas para todo o mundo, a partir de um laboratório situado em Olivella (Barcelona), onde as drogas eram preparadas, seguindo as instruções de uma tabela que indicava as misturas com maior poder estimulante. Segundo a polícia espanhola, uma das substâncias que os detidos comercializavam pela Internet, camuflada como fertilizante para plantas, é a mefredona que tem efeitos semelhantes aos da cocaína e das anfetaminas e que no Reino Unido já causaram várias mortes.

As detenções culminaram uma investigação que começou no início deste ano, quando a polícia espanhola detectou um grupo de narcotraficantes muito activo que misturava, embalava e posteriormente vendia as drogas sintéticas em todo o mundo, com nomes comerciais como "Diablo","Dream potpurri", "Atomic fever" e "XXX Plant food". A organização, segundo os investigadores, recebia semanalmente de países asiáticos as substâncias a granel para confeccionar as drogas, utilizando para camuflar os envios uma empresa dedicada ao comércio têxtil.

Os quatro membros da rede estavam activos pelo menos desde Agosto de 2010 e foram detidos quando a polícia interceptou um dos envios que continha 10 quilos de uma substância de cor branca granulada que análises revelaram ser metanfetamina.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG