Letizia Ortiz, de jornalista a rainha

Letizia Ortiz, uma antiga apresentadora de televisão proveniente de origens modestas, irá quebrar o molde tradicional de rainhas de Espanha assim que for coroada ao lado do marido, o príncipe Felipe de Borbón.

Letizia Ortiz Rocasolano nasceu a 15 de setembro de 1972 em Oviedo, Astúrias e estudou Comunicação Social na Universidade Complutense de Madrid antes de ir para o México fazer um mestrado que não terminou, tendo acabado por trabalhar num jornal local.

Antes de se juntar à família real, Letizia Ortiz já era uma cara conhecida dos espanhóis como jornalista da TVE. Anteriormente tinha trabalhado para a agência de notícias EFE e para o jornal ABC, com passagem pela agência Bloomberg e pela CNN+, até chegar à televisão estatal.

Ortiz casou-se a 22 de maio de 2004 com o príncipe herdeiro ao trono, Felipe de Borbón, que irá agora tornar-se rei de Espanha depois da abdicação do seu pai, Juan Carlos.

Felipe é cinco anos mais velho que a mulher, que já tinha sido casada anteriormente.

Letizia Ortiz será a primeira rainha espanhola depois de Maria das Mercedes de Orleães e Bourbon, a primeira mulher do bisavô de Felipe, Alfonso XIII, que morreu em 1904. A rainha Sofia, mulher de Juan Carlos, é grega de nascimento.

A atitude de Letizia Ortiz é uma das suas principais características, apesar de ter tido dificuldades a ganhar a simpatia dos espanhóis, algo que mudou com o suicídio da sua irmã mais nova, Erika, em fevereiro de 2007.

"Obrigado a todos que sentiram tristeza pela morte da minha irmã mais nova", disse Letizia Ortiz após o funeral.

Ortiz conheceu o príncipe na Galiza, em novembro de 2002, enquanto cobria o desastre ambiental causado pelo naufrágio do navio petroleiro Prestige.

"Letizia abriu o espírito de Felipe", escreveu o autor Andrew Morton no seu livro sobre a família real espanhola, citando um membro da família Ortiz.

O pai de Letizia, Jesus Ortiz, também ele jornalista, descreve a filha como uma "perfecionista com a cabeça no sítio", algo corroborado pela sua mãe, Paloma Rocasolano, enfermeira e sindicalista num hospital de Madrid.

Letizia Ortiz teve poucos problemas de saúde conhecidos, ainda que em 2008 tenha feito uma cirurgia ao nariz para endireitar uma cartilagem e resolver um problema respiratório, de acordo com a casa real espanhola.

Felipe e Letizia têm duas filhas, Leonor e Sofia, nascidas em 2005 e 2007, respetivamente.

O rei espanhol, Juan Carlos de Borbón y Borbón, 76 anos, anunciou hoje a sua vontade de entregar a coroa ao filho, Felipe, depois de um reinado de 39 anos, um dos mais longos da história, para dar a vez a uma nova geração "que reclama um papel de protagonismo".

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou a realização, na terça-feira, de um Conselho de Ministros extraordinário para cumprir os trâmites da Constituição, esperando que em breve as Cortes possam proceder à proclamação de Felipe de Borbón, que reinará como Felipe VI.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG