Kiev denuncia plano "incendiário" russo e lança ofensiva

As autoridades ucranianas denunciaram os "projeto brutais" da vizinha Rússia para desestabilizar o seu país e enviaram o primeiro batalhão da Guarda Nacional para o Leste do país, onde prossegue a revolta dos separatistas pró-russos.

Na frente diplomática, os presidentes americano Barack Obama e russo Vladimir Putin mantiveram as suas posições antagónicas durante uma conversa telefónica, com ambos os campos a acusarem o outro pelo reforço da tensão na pior crise entre os dois países desde o fim da Guerra Fria.

"Os projetos da Rússia continuam brutais. Eles querem incendiar não só o Donbass, mas todo o Leste e Sul da Ucrânia, de Kharkiv a Odessa", afirmou o presidente interino Olexandre Tourchinov no Parlamento em Kiev.

Tourchinov anunciou ainda o lançamento de uma "operação antiterrorista no Norte da região de Donetsk, que decorrerá de forma gradual, responsável e pensada".

Grupos armados, organizados e bem equipados - que usam os mesmos uniformes não identificados dos que atuaram há umas semanas na Crimeia - assumiram o controlo das instalações da Câmara Muncipal de Slaviansk, da sede da polícia e dos serviços secretos, bem como da esquadra da cidade de Kramatorsk.

O Governo interino de Kiev, nomeado após o derrube do regime pró-russo em finais de fevereiro na sequência de manifestações sangrentas, está agora entalado entre a Rússia, que não o reconhece e multiplica recomendações contra qualquer repressão, e os movimentos pró-europeus e nacionalistas que protestam contra a sua falta de ação.

Kiev anunciou o envio para "a frente" o primeiro batalhão da Guarda Nacional, constituída por voluntários que fizeram parte das unidades de autodefesa de Maidan, a praça da contestação no centro da capital ucraniana.

O governo ucraniano e o Ocidente veem a mão de Moscovo por detrás da contestação recente, com muitos especialistas a recordar a intervenção das forças pró-russas que tomaram o controlo da Crimeia antes da sua anexação pela Rússia.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG