Thatcher ajudou a construir "um mundo mais livre"

O ex-presidente norte-americano George Bush, pai de George W. Bush, lembrou como Margaret Thatcher, com os seus princípios, "contribuiu para a construção de um mundo melhor e mais livre".

"Margaret foi, certamente, um dos defensores mais ferozes da liberdade e da economia de mercado, no século XX", afirmou, em comunicado, o antigo presidente americano, eleito em 1988.

"A América perdeu um dos aliados mais fiéis que já teve", concluiu.

Exclusivos

Premium

Maria Antónia de Almeida Santos

Uma opinião sustentável

De um ponto de vista global e a nível histórico, poucos conceitos têm sido tão úteis e operativos como o do desenvolvimento sustentável. Trouxe-nos a noção do sistémico, no sentido em que cimentou a ideia de que as ações, individuais ou em grupo, têm reflexo no conjunto de todos. Semeou também a consciência do "sustentável" como algo capaz de suprir as necessidades do presente sem comprometer o futuro do planeta. Na sequência, surgiu também o pressuposto de que a diversidade cultural é tão importante como a biodiversidade e, hoje, a pobreza no mundo, a inclusão, a demografia e a migração entram na ordem do dia da discussão mundial.