"Têm alguma ideia?", disse Felipe sobre o discurso

Felipe de Borbón mostrou-se hoje bastante calmo e descontraído, a ponto de pedir ideias aos repórteres para o seu discurso de amanhã no Congresso, onde será proclamado como o novo rei de Espanha.

Os jornalistas, que esperavam à entrada da sede do Instituto Elcano, perguntaram ao Príncipe das Astúrias como seria o seu discurso de amanhã, ao que Felipe retorquiu em tom de brincadeira "Têm alguma ideia?". O Príncipe das Astúrias será coroado Felipe VI, rei de Espanha, amanhã, dia 19 de junho.

A imprensa espanhola vai seguir cada momento da coroação. O 'El País' tem no seu site uma contagem decrescente para a subida ao poder de Felipe VI. O 'ABC,' promete, por sua vez, uma edição especial para celebrar o primeiro dia de reinado de Felipe que contará com um total de 116 páginas. Por último, o 'El Mundo' tem no seu site um dossiê especial intitulado "Assim é o novo Rei", disponibilizando várias fotografias de Felipe VI e uma cobertura detalhada da coroação.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.