Quatro anos de prisão por incitar a motins na Internet

Dois jovens condenados por criarem páginas no Facebook a apelar à violência.

Dois jovens foram ontem condenados a cumprir quatro anos de prisão por terem usado o Facebook para incitar à violência durante os motins da semana passada no Reino Unido. Perry Sutcliffe-Keenan, 22 anos, foi condenado por ter criado uma página para encorajar a realização de um motim em Warrington, uma cidade entre Liverpool e Manchester. Por seu lado, Jordan Blackshaw, de 20 anos, foi o responsável pela criação da página Smash Down Northwich Town (destruir Northwich).

"A sentença reconhece como a tecnologia pode ser utilizada abusivamente para incitar a actividades criminais e envia uma forte mensagem a potenciais desordeiros sobre até que ponto as pessoas normais valorizam a segurança e a ordem nas suas vidas e comunidades", disse em comunicado um responsável da polícia de Chesire, região de onde são ambos os detidos.

Leia mais no e-paper do DN.

Ler mais

Exclusivos

Premium

João Gobern

País com poetas

Há muito para elogiar nos que, sem perspectivas de lucro imediato, de retorno garantido, de negócio fácil, sabem aproveitar - e reciclar - o património acumulado noutras eras. Ora, numa fase em que a Poesia se reergue, muitas vezes por vias "alternativas", de esquecimentos e atropelos, merece inteiro destaque a iniciativa da editora Valentim de Carvalho, que decidiu regressar, em edições "revistas e aumentadas", ao seu magnífico espólio de gravações de poetas. Originalmente, na colecção publicada entre 1959 e 1975, o desafio era grande - cabia aos autores a responsabilidade de dizerem as suas próprias criações, acabando por personalizá-las ainda mais, injectando sangue próprio às palavras que já antes tinham posto ao nosso dispor.