Protesto dos ursos de peluche de volta às ruas de Minsk

O protesto dos ursos de peluche voltou hoje às ruas de Minsk. Defensores da liberdade de expressão e de imprensa e opositores do regime do Presidente Alexander Lukashenko juntaram-se esta manhã, no centro da capital bielorrussa, para apoiar Anton Suryapin, um estudante de jornalismo detido por apoiar o movimento que está a gerar polémica no país e até incidentes diplomáticos.

O protesto de dois suecos que lançaram oito mil "teddy bears" com mensagens de liberdade, a 4 de julho, continua a criar polémica. Desta vez porque Anton Suryapin, um estudante de jornalismo bielorusso, foi detido por ter fotografado e publicado fotografias dos brinquedos na internet.

Duas jornalistas bielorrussas foram também detidas por posarem para fotografias a segurar os ursos. Irina Kozlík, de 27 anos, do jornal 'Komsomolskaya Pravda' e Yulia Doroshkevish, de 31 anos, fotógrafa, foram multadas em 3 milhões de rublos bielorrussos (cerca de 300 euros) cada.

O regime de Alexander Lukashenko puniu também os dois chefes militares que permitiram o lançamento dos ursinhos de peluche de uma avioneta sueca que, segundo ele, violou o espaço aéreo da Bielorrussia. Igor Rachkovsky e Dmitri Pajmelkin foram destituídos dos seus cargos.

A Suécia anunciou, a 8 de agosto, que todos os seus diplomatas foram expulsos da Bielorrússia, cinco dias depois de o seu embaixador ter sido expulso de Minsk. A Bielorrússia encerrou ainda a sua embaixada em Estocolmo, na Suécia.A União Europeu já condenou Minsk por causa dos incidentes relacionados com toda esta polémica.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Margarida Balseiro Lopes

Legalização do lobbying

No dia 7 de junho foi aprovada, na Assembleia da República, a legalização do lobbying. Esta regulamentação possibilitará a participação dos cidadãos e das empresas nos processos de formação das decisões públicas, algo fundamental num Estado de direito democrático. Além dos efeitos práticos que terá o controlo desta atividade, a aprovação desta lei traz uma mensagem muito importante para a sociedade: a de que também a classe política está empenhada em aumentar a transparência e em restaurar a confiança dos cidadãos no poder político.