Juiz deverá acusar Cristina de Borbón, diz o 'El Mundo'

21 dias depois do anúncio da abdicação de Juan Carlos, eis que surge uma nova notícia-bomba em Espanha relacionada com a casa real: Cristina de Borbón, filha do ex-monarca e irmã do agora proclamado Felipe VI Rei de Espanha, deverá ser acusada de branqueamento e delito fiscal pelo juiz José Castro, num caso relacionado com delitos que, entre 2007 e 2008, terão sido cometidos pelo marido desta, Iñaki Urdangarin, avança esta manhã o jornal 'El Mundo', no seu site.

O diário espanhol diz que o mais provável é que o auto de acusação seja conhecido ainda esta semana, possivelmente amanhã, acrescentando que os delitos imputados à infanta são passíveis de penas até aos 11 anos de prisão. No entanto, sublinha o jornal, a procuradoria espanhola prepara já um novo recurso, por entender que a filha de Juan Carlos e Sofia deve ser inocentada. Também são possíveis desenvolvimentos de última hora, como, por exemplo, Urdangarin pedir para ser ouvido e assumir toda a culpa ilibando, assim, a mulher.

O juiz de instrução José Castro, que já ouviu a infanta em fevereiro, tendo sido essa a primeira vez que um membro da casa real se sentou no lugar do réu, acredita que Cristina de Borbón facilitou os delitos fiscais do marido, que segundo o mesmo gastou o dinheiro público desviado através da empresa familiar Aizoon, na qual Cristina partilha a propriedade com Urdangarin. Entre os nomes dos acusados, refere ainda esta manhã o site do 'El Mundo', deverá estar também o ex-sócio do duque de Palma Diego Torres.

O jornal espanhol diz que a procuradoria anticorrupção está tão convencida de que o juiz JoséCastro vai acusar a duquesa de Palma que já tem preparado o recurso que deverá apresentar num prazo de cinco dias a partir da data em que seja conhecida a decisão do instrutor.

Cristina de Borbón, de 49 anos, casou com o ex-jogador de andebol Iñaki Urdangarin, de 46 anos, em 1997. O casal teve quatro filhos. O aparecimento do escândalo sobre o desvio de dinheiros públicos abalou o casal e também a imagem da casa real espanhola.