JO confortáveis "independentemente da orientação sexual"

Todos os participantes nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi2014 vão sentir-se bem "qualquer que seja a sua orientação sexual", garantiu hoje o presidente russo, Vladimir Putin.

"Faremos com que todos os atletas, espetadores e visitantes se sintam bem nos Jogos Olímpicos de Inverno, qualquer que seja a sua nacionalidade, etnia ou orientação sexual", disse Putin, em declarações difundidas pela televisão russa.

Puttin falava durante um encontro com o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, e responsáveis das federações russas de desportos de inverno a 100 dias dos Jogos, que decorrerão em Sochi entre 07 e 23 de fevereiro.

Em junho, o presidente russo, Vladimir Putin promulgou uma lei que sanciona quaisquer atos de propaganda homossexual diante de menores.

A lei, considerada discriminatória pelos defensores dos direitos do Homem, suscitou uma vaga de críticas e motivou apelos a um boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno Socchi2014.

Em meados de outubro, 15 atletas, entre os quais o tenista Andy Roddick, pediram ao novo presidente do COI que tomasse uma posição sobre o assunto, considerando que a lei "viola claramente a carta olímpica".