Creches obrigadas a pagar direitos por canções de Natal

Uma empresa de direitos de autor da Alemanha exige aos jardins-de-infância do país o pagamento de uma verba para que as crianças possam cantar músicas de Natal, noticia hoje a imprensa alemã.

A questão - exigência do pagamento de direitos de autor para fotocopiar letras de canções de Natal recentes - deriva da "estupidez burocrática", diz hoje o jornal alemão Bild, que apela ao auxílio da presidente da Comissão da Família do Parlamento alemão, Sibylle Laurischk.

"Cantar nos jardins-de-infância é parte da educação de base. A GEMA (sociedade de gestão e exploração de direitos de autor) deveria dar gratuitamente os direitos de autor aos jardins-de-infância", já afirmou Sibylle Laurischk, citada pela agência noticiosa France Press.

Bettina Müller, a porta-voz da GEMA, que gere a propriedade intelectual de 60 mil associados alemães e de mais de um milhão de detentores de direitos estrangeiros, diz que a questão não é nova, e que renasce sempre na altura do Natal, quando as representações musicais se multiplicam.

Ler mais

Exclusivos