Há petróleo perto das Canárias

A empresa Genel Energy confirma hoje que encontrou petróleo perto da costa marroquina, a cerca de 200 quilómetros das ilhas Canárias.

A Genel Energy, empresa extratora turco-britânica, confirma hoje que localizou petróleo no poço Sidi Ifni Musa-1, junto à zona turística marroquina de Agadír, e a apenas 200 quilómetros das Canárias.

No comunicado desta terça-feira, a Genel afirma ainda que é cedo para tirar conclusões técnicas sobre o nível futuro da exploração porque ainda se está nas primeiras etapas. No entanto, o El Mundo destaca "o otimismo que destila o comunicado."

Confirmando-se esta exploração petrolífera, Marrocos ficaria em vantagem relativamente à Espanha na corrida em que ambos estão envolvidos para tentar satisfazer a sua procura interna de energia.

Esta confirmação surge no contexto de uma crescente controvérsia nas Canárias relativamente à exploração de petróleo nas suas águas. O arquipélago de sete ilhas tem como principal atividade económica o turismo. Os residentes das ilhas temem que a indústria petrolífera possa danificar o meio ambiente de que dependem para o turismo.

As Canárias esperam um referendo no dia 23 de novembro para decidir o futuro da prospeção petrolífera nas suas costas. A questão será: "Acredita que as Canárias devem mudar o seu modelo ambiental e turístico pelas prospeções de gás ou petróleo?"

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG