Gibraltar reforça segurança na fronteira com Espanha

Gibraltar começou a reforçar a segurança da sua fronteira com território espanhol depois de um polícia ter sido atacado por traficantes espanhóis de tabaco, sofrendo ferimentos ligeiros

A agressão ocorreu na sexta-feira, quando dois agentes aduaneiros de Gibraltar prenderam dois homens espanhóis que levavam malas caregadas de cigarros.

Depois deste incidente, operários deste território britânico começaram a instalar uma segunda grade metálica na fronteira com a localidade espanhola de La Linea de la Concepción.

Esta medida surge numa altura em que é cada vez maior a tensão entre as autoridades britânicas e espanholas, provocada por uma disputa sobre os direitos de pesca nas águas ao largo de Gibraltar. 'O Rochedo' foi cedido ao Reino Unido em 1713, através do Tratado de Utrecht, como parte do pagamento da Guerra da Sucessão Espanhola. No entanto, a soberania do território é disputada até aos dias de hoje.

Nos últimos três meses as relações entre as autoridades espanholas e britânicas têm ficado cada vez mais azedas, desde que Royal Navy começou a impedir pesqueiros espanhóis de trabalharem nas águas de Gibraltar, quebrando os acordos de pesca. Os britânicos argumentam que os espanhóis não cumprem as regras ambientais em vigor no território, que proibem algumas técnicas de pesca.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG