Filipe recebe do pai o trono da Bélgica a 9 meses de eleições

Filipe recebeu hoje do pai o trono da Bélgica, a cerca de nove meses de eleições legislativas, com o partido separatista flamengo N-VA Bad a manifestar o desejo de, caso vença, reduzir a influência política da monarquia belga.

Sétimo rei da Bélgica depois da independência em 1830, Filipe já disse estar "bem consciente das responsabilidades", mas a situação poderá revelar-se mais desconfortável para o sucessor de Alberto II, que se empenhou na resolução dos conflitos entre flamengos e valões.

Na Flandres, o movimento de independência tem desafiado a monarquia e Filipe, entronizado aos 53 anos, terá de prosseguir o trabalho do pai ao longo de 20 anos, unindo os belgas através da monarquia, símbolo de unidade nacional.

"Vou continuar a investir tudo com todo o meu coração", assegurou Filipe, no início de julho.

Nascido em Bruxelas a 15 de abril de 1960, Filipe é o filho mais velho do casamento entre Alberto II, que acedeu ao trono em 1993, e a rainha Paula.

"Filipe, tu tens todas as qualidades de coração e a inteligência para servir muito bem o nosso país. Tu mesmo e a tua esposa Matilde têm toda a nossa confiança", afirmou hoje Alberto II, antes de assinar a ata de abdicação.

Filipe foi uma criança tímida, um traço de caráter que manteve.

Num colégio de Jesuítas em Bruxelas e num liceu católico na Flandres depois, Filipe não foi um aluno brilhante.

O novo rei abraçou uma carreira militar, antes de frequentar a universidade de Oxford, em Inglaterra, e de Stanford, nos Estados Unidos, conservando uma personalidade introvertida e pouco confortável na presença em público.

Depois, o príncipe dividiu-se em missões económicas, mas sem nunca mostrar espontaneidade ou veia de diplomata.

Aos 39 anos, Filipe casou com uma jovem aristocrata belga de 26 anos, Matilde, que deu um toque de "glamour" à monarquia.

Filipe e Matilde têm quatro filhos, entre os quais a princesa Elizabete, que deverá tornar-se um dia a primeira rainha da Bélgica.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG