Ed Miliband é o novo líder do Partido Trabalhista

Ed Miliband, ex-ministro para a Mudança Climática e Energia, é o novo líder do Partido Trabalhista britânico, foi hoje anunciado durante o congresso anual da força política, a decorrer em Manchester.

Ed Miliband, 40 anos, venceu a corrida à liderança do Labour com 50,65 por cento dos votos, seguido de perto pelo principal adversário, o seu irmão e antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Miliband, 45 anos, que conquistou 49,35 por cento dos votos.

Este duelo fraternal marcou uma intensa campanha que durou cerca de cinco meses. Após o anúncio dos resultados, os dois irmãos abraçaram-se.

O novo líder assume a direcção do Labour quatro meses depois do anúncio de demissão do antigo chefe do Governo britânico, Gordon Brown.

Ed Miliband, mais conotado com os valores de esquerda do que o seu irmão, contou com o apoio da ala sindicalista dos trabalhistas, que representa cerca de um terço da força política.

O novo líder comprometeu-se a revitalizar o partido, defendendo que o Labour perdeu votos e influência política porque se afastou dos seus valores tradicionais.

De acordo com Ed Miliband, os trabalhistas precisam de virar a página da era de Tony Blair, reconhecido como o reformador do partido.

Na corrida à liderança dos trabalhistas estiveram outros três candidatos, o ex-ministro da Educação, Ed Balls, o antigo ministro da Saúde, Andy Burnham, e a deputada Diane Abbott.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG