Durão Barroso apela a compromisso no domingo sobre FEEF

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje acreditar num compromisso sobre a chamada "alavancagem" do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF) no próximo domingo em Bruxelas, apelando ao "sentido de compromisso" dos líderes europeus.

Falando numa conferência em Bruxelas, em vésperas de "um dos Conselhos Europeus mais críticos da história da União Europeia" e de uma cimeira da Zona Euro, o presidente do executivo comunitário disse que é necessário "alcançar decisões políticas no domingo, mesmo que a implementação venha depois".

Segundo Barroso, uma decisão que deve ser alcançada forçosamente no próximo domingo em Bruxelas é a de reforço dos "firewalls" da Zona Euro, e, a este propósito, disse estar confiante num acordo em torno da chamada "alavancagem" do FEEF, uma modalidade de reforço do volume operativo do fundo do resgate, sem um aumento dos contributos dos Estados-membros.

"Temos vindo a propor a alavancagem do FEEF e espero que haja acordo no domingo. Estou encorajado pelo trabalho que tem sido feito e penso que pode haver um desfecho muito positivo, desde que haja vontade política e sentido de compromisso de todos os participantes", afirmou.

As palavras de Durão Barroso têm lugar numa altura em que a Alemanha e a França mantêm divergências em torno do reforço do fundo de resgate, ainda que Berlim e Paris concordem com Bruxelas quanto à necessidade de tornar o mecanismo mais eficaz.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG