Divulgado vídeo do atentado de Breivik em Oslo

A televisão pública norueguesa NRK divulgou pela primeira vez um vídeo que mostra o extremista Anders Behring Breivik a estacionar a camioneta que, ao explodir a 22 de julho de 2011, fez oito mortos em Oslo.

As imagens foram capturadas pelas câmaras de videovigilância e mostram a camioneta branca a estacionar junto à torre que albergava os escritórios do primeiro-ministro. O condutor, vestido com um uniforme, é visto a afastar-se rapidamente.

VEJA AQUI O VÍDEO

O vídeo é comentado pelo agente de segurança que estava de serviço na altura, mostrando também vários ângulos da deflagração da bomba de quase uma tonelada (não as imagens do próprio veículo a explodir).

Nas imagens é ainda possível ver Breivik a entrar num segundo veículo, que usou para chegar à ilha de Utoya. Foi aí que abriu fogo contra os jovens que participavam num encontro da juventude trabalhista, matando mais 69 pessoas.

As imagens do atentado já tinham sido divulgadas durante o processo, mas é a primeira vez que são difundidas junto do público.

Breivik foi condenado à pena máxima de 21 anos de prisão, que poderá ser prolongada de forma indefinitiva caso seja considerado perigoso.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG