Coroa espanhola poderá valer 100 mil euros em leilão

Segundo a Associação Espanhola de Avaliadores de Jóias, se ao valor histórico se juntar o valor dos materiais com que foi fabricada, a coroa real espanhola valeria em leilão perto de 100 mil euros.

O vice-presidente da associação, Jesús Ángel Ruiz, afirma que o valor histórico da coroa é incalculável, sendo que o seu valor real não é excessivamente alto", cita a Europa Press. Tendo apenas em conta os materiais que constam da sua composição, o valor atingiria por volta de 6 mil euros.

Por ser um símbolo representativo do reino de Espanha e um objeto muito antigo, a coroa real desperta curiosidade em muitos colecionadores e casas de leilões de obras de arte a nível internacional, levando-as a querer saber qual poderá ser o seu valor económico.

A coroa, de grandes dimensões, constituída principalmente por prata dourada e pesando perto de um quilograma, pertence à coleção de património nacional desde 1775, sendo que é normalmente exibida nas cerimónias de proclamação dos novos monarcas e nas cerimónias fúnebres. Foi o que aconteceu em 1980, na última vez que esteve exposta, por ocasião da trasladação dos restos mortais de Afonso XII para o Escorial.

Desde o reinado de Isabel II que a coroa é apenas utilizada de forma simbólica, sem sequer chegar a ser colocada. Hoje, durante a proclamação de Filipe VI, a coroa foi exibida no Congresso, tal como aconteceu em 1975, quando o Rei Juan Carlos I foi nomeado Rei de Espanha.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG