Começa a ser julgada a "assassina de cara de anjo"

Uma espanhola de 34 anos acusada de ter assassinado o seu marido e um namorado, entre 2008 e 2010, desmembrando-os em seguida para os esconder na cave da gelataria de que era proprietária, em Viena.

Goidsargi Estibaliz Carranza Zabala, designada nos media austríacos como "Esti" ou a "assassina de cara de anjo", pode ser condenada a prisão perpétua numa instituição psiquiátrica pela brutal morte do seu marido, em 2008, e de um namorado, em 2010.

"Esti" compareceu no tribunal, segundo a AFP, envergando um vestido cinzento e declarou-se culpada de ambos os crimes. A razão dos crimes seria o relacionamento difícil com ambos os homens, que lhe provocaram "acessos de raiva", disse perante o tribunal presidido pela juíza Susanne Lehr.

A jovem, que possui dupla nacionalidade espanhola e mexicana, chegou à Alemanha para cuidar de crianças, tendo sido neste país que conheceu o marido, Holger Holz, mas após o casamento depressa se deteriorou a relação. "Esti", que atribuiu parte da responsabilidade da sua atitude a um pai severo e que a "tiranizava", disse ao tribunal que o marido começou a lançar-lhe "humilhações"lha e "insultos". Apesar disso, o casal muda-se para Viena, onde abre uma gelataria. É aqui que conhece o namorado, Manfred Hinterberger, divorciando-se entretanto do marido.

"Esta mulher (...) revelou-se uma assassina particularmente fria e sem escrúpulos", declarou a procuradora. Para a defesa, "Esti" é uma jovem "mentalmente anormal", que atua "como uma princesa (...) que deseja ser 'salva' por um homem". Quando este quadro não se concretiza, tem os "acessos de raiva" que a própria admite.

"Esti" deixou Viena, após a descoberta dos corpos na gelataria, procurando refúgio em Itália, onde conheceu um outro homem de que engravidou. A AFP escreve que o bebé nasceu já quando a hispano-mexicana se encontrava detida, e foi entregue à sua família, que vive em Barcelona.

O veredito deve ser conhecido quinta-feira, indica a AFP.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG