Chefes de diplomacia da UE reúnem-se de urgência

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se hoje em Bruxelas para discutir a situação no Mali, com a França já no terreno a apoiar o exército maliano no combate a rebeldes islamitas.

Em discussão nesta reunião extraordinária estará a necessidade de acelerar o envio, já há muito previsto, de uma missão da UE de treino e aconselhamento do exército maliano.

Embora fontes diplomáticas sublinhem que a força a enviar será de formação e não de combate, admitem que haverá que "adaptá-la" às novas circunstâncias, sempre no quadro de uma intervenção da comunidade internacional na luta contra o terrorismo.

A reunião, que terá início às 12:00 locais (11:00 de Lisboa), e que contará com a participação do chefe de diplomacia do Mali, Tieman Hubert Coulibaly, foi convocada na passada segunda-feira pela Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton, face aos "mais recentes desenvolvimentos" no Mali, onde se verifica atualmente uma intervenção militar francesa, de apoio ao governo maliano na luta contra os islamitas, que conta com outros países africanos.

Portugal estará representado na reunião de hoje pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG