Cameron destaca papel na transição espanhola

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, destacou hoje, numa carta enviada ao seu homólogo espanhol, Mariano Rajoy, o quanto Juan Carlos fez pela transição para a democracia em Espanha.

"Aproveito esta oportunidade para prestar homenagem ao rei Juan Carlos, que tanto fez durante o seu reinado para ajudar na transição bem sucedida de Espanha para a democracia e tem sido um grande amigo da Grã-Bretanha", disse Cameron na carta, citada pela imprensa inglesa.

A imprensa questionou também o porta-voz de Cameron sobre o facto de vários monarcas europeus terem abdicado, e o primeiro-ministro afirmou esperar que Isabel II continue no trono.

"O primeiro-ministro deseja (à rainha) o mais longo e feliz dos reinados", disse.

Isabel II cumpriu 88 anos em abril e o seu filho, Carlos, príncipe de Gales, é, como 65 anos, o herdeiro mais velho de todas as casas reais do mundo.

O rei espanhol, Juan Carlos de Borbón y Borbón, 76 anos, anunciou hoje a sua vontade de entregar a coroa ao filho, Felipe, depois de um reinado de 39 anos, um dos mais longos da história, para dar a vez a uma nova geração "que reclama um papel de protagonismo".

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou a realização, na terça-feira, de um Conselho de Ministros extraordinário para cumprir os trâmites da Constituição, esperando que em breve as Cortes possam proceder à proclamação de Felipe de Borbón, que reinará como Felipe VI.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG