Bons resultados para o Syriza na Grécia

O partida da esquerda radical grega Syriza superou as intenções de voto registadas nas sondagens nos resultados conhecidos até ao momento das eleições regionais e municipais cuja primeira volta decorreu domingo. Segunda volta é a 25 de maio e coincide com dia de voto nas europeias.

A Coligação da Esquerda Radical (Syriza) foi o partido mais votado na região de Ática e as principais cidades, Atenas e Salónica, mantiveram os presidentes de câmara independentes, quando está contado um terço dos votos nas eleições municipais e regionais de hoje.

Em Ática, a região que concentra cerca de 40 por cento da população da Grécia, a candidata da Syriza, Rena Duru, obteve 23,5 por cento dos votos, frente ao atual presidente da região, Yannis Sgurós, um político independente que conta com 22,2 por cento dos votos.

Em Atenas, o presidente da câmara independente, Yorgos Kaminis, obteve 21,22 por cento dos votos, frente ao candidato de Syriza, Gavriil Sakellaridis (19,82 por cento).

Em Salónica, o atual presidente da câmara, o progressista independente Yannis Butaris, impõe-se com vantagem ao contabilizar 35,8 por cento, frente aos 26,7 por cento de Stavros Kalafatis, o candidato do partido conservador Nova Democracia do primeiro-ministro, Andonis Samarás.A segunda volta das eleições municipais e regionais realiza-se no próximo domingo, 25 de maio, a par das europeias.

Exclusivos