Berlusconi acusa Monti de seguir políticas de Merkel

Um dia depois de Angela Merkel e François Hollande terem festejado de mãos dadas a entrega do Nobel da Paz à UE em Oslo e de os mercados terem entrado novamente numa espiral de instabilidade depois de Mario Monti ter anunciado que vai deixar o Governo italiano logo a segui à aprovação do Orçamento do Estado, Silvio Berlusconi deu uma entrevista ao Canal 5 para mostrar que está mesmo de volta e a falar a sério quando diz que é candidato às eleições de 2013.

Na entrevista a este canal de televisão italiano, Berlusconi acusou o atual chefe do Governo tecnocrata italiano de estar a seguir uma política ditada pela Alemanha, algo que conduziu a Itália à recessão. Il Cavaliere, de 76 anos, acusou ainda o Governo da chanceler alemã Angela Merkel de estar a aproveitar-se da crise financeira para reduzir os custos do seu endividamento à custa de outros Estados.

Berlusconi, que se demitiu de primeiro-ministro em novembro de 2011, depois de ter perdido o apoio da maioria de deputados no Parlamento de Itália, acusou Monti de estar a ser obediente a uma política de austeridade nociva. "O Governo de Monti está a seguir a política alemã que a Europa tratou de impor a outros estados e criou uma situação que é muito pior do que quando nós estávamos no Governo, declarou Berlusconi ao Canal 5.

O ex-governante, que será candidato pelo Povo da Liberdade às eleições legislativas italianas da primavera de 2013 em Itália, foi mais longe ao declarar que os prémios de risco da dívida são uma espécie de embuste. E esclareceu que as eleições, se forem antecipadas (de março para fevereiro), isso não acontecerá por causa de nenhuma estratégia do seu partido, mas por causa da decisão de Monti em anunciar a sua demissão.

Monti, de 69 anos, anunciou que iria demitir-se a seguir à aprovação do Orçamento do Estado, no próximo ano, depois de saber que Berlusconi anunciara a sua intenção de voltar à política ativa para se candidatar novamente à chefia do Governo de Itália.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG