Bento XVI pede que refugiados e migrantes sejam acolhidos

O Papa Bento XVI apelou hoje para que em todas as partes do mundo se acolham os migrantes e os refugiados permitindo que, tanto eles como as respetivas famílias, possam ter uma "existência digna".

Durante a oração dominical do Ângelus, o sumo pontífice recordou que, para além de ser o dia do Batismo do Senhor e o último dia da época do Natal na liturgia católica, neste domingo celebra-se o 'Dia Mundial do Migrante e do Refugiado'.

"Que em todas as partes do mundo estas pessoas possam ser acolhidas e ajudadas para que tenham, cada uma delas, bem como os seus familiares, uma existência digna. Como Jesus, que permaneçamos perto daqueles que sofrem e não têm voz para se fazerem ouvir. Ele abençoará cada gesto de caridade", disse Bento XVI em francês, dirigindo-se aos peregrinos francófonos presentes na praça de São Pedro, no Vaticano.

Falando em italiano, o papa, que antes da oração do Ângelus batizou 20 crianças na Capela Sistina do Vaticano, saudou as comunidades católicas de migrantes presentes na nebulosa manhã de hoje em Roma e insistiu que as migrações podem comparar-se com uma "peregrinação de fé e de esperança".

"Quem deixa a sua própria terra fá-lo porque espera um futuro melhor, mas também porque acredita em Deus, que guia os passos do homem, como Abraão. E assim os migrantes são portadores de fé e de esperança no mundo", assinalou o sumo pontífice.

Já em castelhano, Bento XVI lançou uma saudação cordial aos peregrinos de língua espanhola, em particular, aos provenientes de Badajoz (Espanha).

"Neste domingo do Batismo de Nosso Senhor, com o qual se conclui o tempo de Natal, exorto a todos para que contemplem Jesus Cristo, o filho amado de Deus, o seu predileto", afirmou o papa em castelhano.

Além das crianças que batizou neste domingo, Bento XVI abençoou também todos os recém-nascidos do mundo e convidou os fiéis católicos a recordarem o seu batismo como um "renascimento espiritual que abriu o caminho da vida eterna".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG