450 voos cancelados hoje na Alemanha

Cerca de 450 voos foram hoje cancelados no espaço aéreo da Alemanha devido à nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvotn, anunciou a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol). Apesar da erupção vulcânica já ter terminado, os efeitos continuam a sentir-se.

O número acaba por ser menor do que as primeiras previsões da entidade, divulgadas hoje de manhã, em que a Eurocontrol estimava o cancelamento de cerca de 700 voos no território alemão. "Contamos com a anulação de 700 voos no dia de hoje no espaço aéreo da Alemanha, de um total, em condições normais, de 8.000 na Alemanha e 29.000 na Europa", indicou então a Eurocontrol, citada pela agência noticiosa francesa AFP. Os cancelamentos afectaram sobretudo os aeroportos do norte do país, Hamburgo e Bremen, e de Berlim.

Os três aeroportos irão retomar o tráfego aéreo ao final do dia, precisou a Eurocontrol, acrescentando que não estão previstas perturbações para quinta-feira. O céu estará totalmente limpo na quinta-feira em Deauville, no norte de França, onde irá decorrer a cimeira de líderes das oito maiores potências mundiais (G8), enquanto que na Alemanha, Polónia e nos países escandinavos é esperada a formação de nuvens de baixa altitude, segundo o centro de monitorização de actividades vulcânicas de Londres, citado pela Eurocontrol.

O vulcão Grimsvotn, situado no sul da Islândia e sob o maior glaciar do país, o Vatanajoekull, entrou em erupção no sábado. A última erupção do Grimsvotn, o vulcão mais activo da Islândia, ocorreu em 2004 e prolongou-se por um curto período de tempo, afectando o tráfego aéreo local.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG