EUA organizam cimeira da NATO em Maio de 2012

Os Estados Unidos vão organizar uma cimeira da NATO dedicada ao Afeganistão em maio de 2012 em Chicago, à margem de reunião dos líderes do G8 convocada para a mesma cidade.

De acordo com um alto responsável norte-americano citado pela agência noticiosa francesa AFP, o Presidente Barack Obama deverá oficializar esta informação durante o discurso televisivo sobre o plano de retirada das forças norte-americanas do Afeganistão, que será emitido esta noite na Casa Branca.

A última cimeira do G8 (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia) organizada pelos EUA decorreu na Geórgia (sudeste) em 2004. A cimeira internacional do Fórum Económico Ásia-Pacífico (APEC) deverá ainda decorrer em Outubro no Havai, a terra natal de Obama.

A cimeira da NATO permitirá aos membros da Aliança actualizar as decisões tomadas na cimeira de Lisboa em Novembro de 2010, quando fixaram a data de 2014 para a retirada militar do Afeganistão e a transferência das responsabilidades em termos de segurança para as forças locais.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG