Vaivém 'Enterprise' voa para Nova Iorque

O protótipo 'Enterprise', o primeiro vaivém espacial da NASA que nunca chegou a voar no espaço, foi hoje transportado de Washington para Nova Iorque num espetacular voo sobre Manhattan.

Às costas de um Boing 747 modificado, o 'Enterprise' foi transportado do Museu Nacional da Aeronáutica e do Espaço, que se situa a cerca de 30 quilómetros da capital norte-americana, onde até agora se encontrava.

O aparelho aterrou ao fim da manhã no aeroporto internacional John F. Kennedy. O seu destino final será o USS Intrepid, o porta-aviões transformado em museu fundeado no Rio Hudson, em Manhattan.

O 'Enterprise' é o primeiro protótipo de vaivém espacial da NASA, construído para testar a capacidade destes aparelhos de voarem na atmosfera e aterrarem como um avião comum. Nunca voou até ao espaço, tendo apenas feito voos de teste suborbitais. O primeiro realizou-se em 1976.

O seu nome foi escolhido após uma campanha de fãs da série de ficção científica "Star Trek - O Caminho das Estrelas", que inundaram a agência espacial norte-americana com cartas pedindo à NASA para que baptizasse o aparelho com o nome da nave comandada no pequeno ecrã pelo capitão Kirk.

No museu de Washington, o lugar da 'Enterprise' está agora ocupado pelo vaivém 'Discovery' que foi para lá transportado no dia 19 de abril desde o Cabo Canaveral, na Florida.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG