Tesouro de galeão naufragado vai ser entregue a Espanha

A transferência de um tesouro com 17 toneladas retirado de um galeão espanhol que naufragou no século XIX vai ser realizada ainda esta semana a partir da base da Força Aérea dos Estados Unidos, na Florida, confirmaram ontem as autoridades norte-americanas.

Ontem já partiram para os Estados Unidos dois aviões C-130 militares espanhóis a fim de recolher uma carga de 594 mil moedas de ouro e prata, retiradas de um galeão espanhol que naufragou no século XIX, informou o Ministério da Defesa de Espanha.

O tesouro foi descoberto em maio de 2007 junto à costa portuguesa mas, por decisão de um tribunal dos Estados Unidos, a empresa Odyssey Marine Exploration, que o retirou do fundo do mar, terá de devolver o tesouro a Espanha.

"A Força Aérea dos Estados Unidos tem um excelente relacionamento com a Força Aérea espanhola e estamos a trabalhar juntos para garantir uma missão segura", revelaram em comunicado as autoridades norte-americanas.

Os investigadores calculam que o tesouro pertença ao galeão Nuestra Senora de las Mercedes afundado em 1804 por navios de guerra birtânicos quando regressava da América do Sul. Mais de 200 pessoas estavam a bordo do galeão afundado. A carga de moedas - cunhadas no Peru em 1796 - pesava cerca de 17 toneladas. Atualmente, o seu valor atinge mais de 350 milhões de euros.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG