Tempestade não constitui, para já, risco para turistas portugueses

A tempestade tropical que colocou parte da República Dominicana em alerta máximo está a ser acompanhada pela Associação Portuguesa de Viagens, disse fonte da entidade, sublinhando que, para já, não existem riscos para os turistas portugueses.

Numa época em que os portugueses mais viajam para as Caraíbas e nomeadamente para a República Dominicana, as autoridades locais colocaram seis províncias em alerta ciclónico máximo e outras sete regiões em vigilância preventiva, antes da passagem da tempestade tropical Emily. "Estamos a acompanhar essencialmente junto das fontes de informação meteorológicas e do centro de furacões dos Estados Unidos - que normalmente acompanha estas situações com maior rigor -- e já fizemos alguns contactos com operadores que trabalham esse destino, mas neste momento é apenas um alerta", afirmou o porta-voz da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Brehm.

As autoridades dominicanas suspenderam todas as actividades de lazer e aquáticas em toda a zona costeira e rios do país. "É bom recordar que esta é a época tradicional das tempestades naquela zona, não é nenhum fenómeno novo", sublinhou Pedro Bhrem. "Todos os anos nesta altura existem várias tempestades tropicais, umas desenvolvem-se, outras não, de modo que é prematuro estar a fazer qualquer antecipação", acrescentou.

Apesar de a informação não apontar para "qualquer tipo de risco ou desaconselhamento" em relação a viagens para a República Dominicana, a fonte da APAVT admite que se a situação evoluir para um cenário de risco "existem mecanismos alternativos" para ajudar os portugueses.

Também as autoridades do Haiti decretaram na terça-feira o alerta vermelho para todo o território, pedindo aos seus cidadãos para abandonarem as zonas de risco.

De acordo com o centro norte-americano de furacões dos Estados Unidos, os efeitos da tempestade tropical Emily (chuva e vento) deverão começar a sentir-se hoje nos dois países.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG