Rosa Parks, 1.ª afro-americana com estátua no congresso

Rosa Parks, a mulher que esteve na origem do fim das leis de segregação racial nos Estados Unidos, vai ser a partir de 27 de fevereiro a primeira afro-americana a ter uma estátua no congresso norte-americano.

Os líderes dos dois partidos do Congresso anunciaram hoje que a estátua vai ser inaugurada no final do mês, numa cerimónia que vai decorrer na Salão Nacional das Estátuas do Capitólio.

A 01 de dezembro de 2005, o então presidente George W. Bush assinou uma lei a instar o Congresso a erigir uma estátua de Rosa Parks.

Rosa Parks, uma costureira de 42 anos, questionou a 05 de dezembro de 1955 num autocarro em Montgomery (Estado de Alabama), a diferenciação de lugares para brancos e negros definidos depois da guerra civil de 1861-1865.

Quando um homem branco disse a Rosa Parks para abandonar o assento onde estava, a mulher recusou e acabou presa e multada em 14 dólares.

A sua prisão originou um boicote de 381 dias do sistema de transporte público organizado por um ainda pouco conhecido pastor batista, Martin Luther King, que viria a ganhar o Prémio Nobel da Paz em 1964.

Rosa Parks morreu em 2005, por causas naturais, aos 100 anos.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG