Primeiro jornal independente bloqueado no 1.º dia

O primeiro jornal independente em meio século em Cuba, em edição digital, foi lançado hoje, quarta-feira, pela blogger Yoani Sanchez mas apenas os leitores estrangeiros têm acesso, uma vez que foi de imediato bloqueado pelo regime comunista.

Os internautas cubanos que tentassem hoje aceder ao site de Yoani Sanchez www.14ymedio.com eram imediatamente redirecionados para outra página, a www.yoanislandia.com, que denuncia as atividades da blogger.

"Este é o site de um grupo de pessoas que estão fartas que Yoani Sanchez seja apresentada como a Madre Teresa dos dissidentes cubanos e o fétiche da Internet, enquanto esconde as suas ambições políticas e económicas", lê-se na página de apresentação da Yoanislandia.

Todos os media cubanos estão sob controlo das autoridades comunistas que consideram em geral os dissidentes como "mercenários" ao serviço da política anti-cubana dos Estados Unidos.

Os cubanos, que dispõem de um acesso limitado à Internet, deveriam pelo menos conseguir consultar o novo site que circulará paralelamente noutros suportes digitais, como os CD, DVD ou pens USB.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG