Pequenas quantidades de marijuana já não dão prisão

A capital norte-americana colocou hoje fim às penas pela posse de pequenas quantidades de marijuana, transformando a legislação sobre drogas na capital numa das mais avançadas do país.

Desde quinta-feira que os habitantes da capital que sejam surpreendidos com menos de 28 gramas de marijuana pagam apenas uma multa de 25 dólares (18,5 euros) por uma violação de carater cívico equiparada a deitar lixo de forma inadequada.

No entanto, continua a ser crime com penas que poderão levar os seus autores à cadeia a venda de marijuana, o seu consumo em público ou a condução de automóvel ou embarcação sob efeitos daquela substancia.

Uma pessoa que seja detida pelo consumo de marijuana em público pode ser condenada a 60 dias de prisão e a uma multa de 500 dólares (370 euros).

A lei qua agora entrou em vigor procura reduzir as diferenças raciais nas detenções pela posse e consumo de marijuana porque, apesar de estudos apontarem para um consumo idêntico da droga entre as populações branca e negra da cidade, os casos conhecidos de detenção são mais comuns entre os segundos.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG