Obama diz que foi "uma das tempestades mais destruidoras"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou hoje que o subúrbio de Moore (Oklahoma), destruído por um tornado, deve receber toda a ajuda necessária imediatamente, dando-lhe "todo o tempo que precise".

Barack Obama referiu-se a este tornado, que devastou o subúrbio de Moore, como "uma das tempestades mais destruidoras da história" e garantiu ajuda à população.

"Os residentes de Moore devem saber que o país vai ficar ao lado deles todo o tempo que for preciso", disse Obama, numa declaração a partir da Casa Branca.

Localização da zona atingida:

O Presidente reuniu-se esta manhã com a secretária da Segurança norte-americana, Janet Napolitano, e a assessora de segurança Lisa Monaco "para deixar claro que Oklahoma deve receber toda a ajuda que precisa de imediato".

"De momento, estamos concentrados nas operações de socorro e no difícil trabalho de reconstrução", explicou o Presidente, que decretou na segunda-feira à noite o estado de catástrofe natural em Oklahoma para desbloquear o acesso das autoridades locais à ajuda federal.

Os dados oficiais indicam que 24 pessoas (nove delas crianças) morreram no tornado, mas um balanço provisório inicial previa que existissem 91 mortos. 101 pessoas foram já retiradas de baixo dos destroços com vida.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG