Mississipi aboliu (finalmente) a escravatura

O Mississipi ratificou este mês oficialmente a 13ª emenda do Estados Unidos da América, que abole a escravatura e que está na constituição desde 6 de dezembro de 1865. Com 147 anos de atraso, finalmente, a escravatura está abolida nos 50 estados americanos.

A dúvida sobre se o estado do Mississipi já teria ratificado a lei foi levantada por dois académicos americanos depois de terem visto o filme 'Lincoln', de Steven Spielberg. Segundo conta o jornal The Guardian, Ranjan Batra e Ken Sullivan, professores da Universidade do Mississipi, questionaram-se se, após o fim da Guerra Civil, o estado teria realmente chegado a implementar a 13ª emenda.

Sullivan descobriu que para que a lei fosse ratificada, o secretário de Estado deveria enviar uma cópia para o departamento federal para que registasse a decisão. Isso nunca chegou a acontecer.

O professor alertou o atual secretário de Estado do Mississipi, Delbert Hosemann, que a 30 de janeiro preecheu toda a papelada necessária para a ratificação da lei. O que aconteceu a 7 de fevereiro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG