Mapa mostra tráfego aéreo em tempo real

Existem em média 5 mil aviões comerciais a sobrevoar constantemente os EUA e agora todos eles podem ser vistos no mapa em tempo real criado pelo instituto Smithsonian.

Flightradar24permite ver voos comerciais, privados ou militares por todo o mundo. A informação é atualizada a cada segundo. No entanto, apenas cerca de 60 % dos aviões estão equipados com o sistema de comunicação ADS-B, o que significa que nem todos os trajetos estão representados no mapa.

Apesar disso, pode-se encontrar um voo específico, a rota ou o aeroporto onde aterra, mas também a altitude e a velocidade a que viaja cada avião. A informação pode ser agrupada por aeroporto e podem ser consultados os voos que irão levantar ou aterrar nesse local.

O Flightradar24 utiliza dados da Federal Aviation Administration, nos EUA e está dependente dos sistema de comunicação dos outros países. Por essa razão as informações em África, na Ásia e na Austrália são mais limitadas do que nos EUA e na Europa.

O site oferece ainda uma sala de conversação e uma aplicação para iPhone: se um avião passar por cima de si, basta apontar para ele com o telemóvel para saber de onde vem e para onde vai.

Veja aqui o vídeo do tráfego aéreo:

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG