Janet Yellen na presidência da Reserva Federal

O Presidente dos EUA, Barack Obama, vai nomear Janet Yellen para a presidência do banco central norte-americano, a Reserva Federal (Fed). SErá a primeira mulher no cargo.

Obama vai fazer o anúncio na Casa Branca durante um evento em que também vai estar o atual presidente da Fed, Ben Bernanke.

Yellen, a primeira mulher a ocupar o posto, era a favorita para a nomeação, depois da renúncia do economista Larry Summers, que era apontado como principal candidato.

Atual vice-presidente do Conselho de Governadores da Fed, desde 04 de outubro de 2010, Yellen presidiu antes ao banco do Sistema da Reserva Federal em San Francisco.

Licenciada na Universidade de Brown, em 1967, e doutorada em Yale, em 1971, presidiu ao Conselho dos Consultores Económicos do Presidente democrata Bill Clinton, entre 1997 e 1999.

Casada com George Akerlof, galardoado com o Prémio Nobel da Economia, Yellen tem uma extensa obra publicada sobre macroeconomia, em particular sobre as causas, os mecanismos e as implicações do desemprego.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG