Sismo de 7,7 ao largo do Alasca

Um sismo de magnitude 7,7 ocorreu hoje de manhã no Oceano Pacífico, ao largo da costa do Alasca, anunciou o Centro de Geofísica norte-americano (USGS).

O epicentro do sismo, que ocorreu às 08:58 TMG, foi a 102 quilómetros a Oeste da cidade de Craig, precisou o USGS.

Nem estragos, nem vítimas foram reportados até ao momento.

O centro de alerta de tsunamis para o Pacífico lançou um alerta unicamente para a parte da costa do Alasca mais próxima do epicentro do sismo.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Adriano Moreira

O relatório do Conselho de Segurança

A Carta das Nações Unidas estabelece uma distinção entre a força do poder e o poder da palavra, em que o primeiro tem visibilidade na organização e competências do Conselho de Segurança, que toma decisões obrigatórias, e o segundo na Assembleia Geral que sobretudo vota orientações. Tem acontecido, e ganhou visibilidade no ano findo, que o secretário-geral, como mais alto funcionário da ONU e intervenções nas reuniões de todos os Conselhos, é muitas vezes a única voz que exprime o pensamento da organização sobre as questões mundiais, a chamar as atenções dos jovens e organizações internacionais, públicas e privadas, para a necessidade de fortalecer ou impedir a debilidade das intervenções sustentadoras dos objetivos da ONU.