Primeiro caso suspeito de ébola no Brasil

O ébola já provocou mais de 3.865 mortes entre os 8.033 casos conhecidos na África Ocidental, segundo a Organização Mundial de Saúde.

O Ministério da Saúde brasileiro confirmou que um homem foi internado numa unidade hospitalar da cidade de Cascavel, no estado do Paraná, por suspeita de ter contraído o vírus ébola, informou hoje a imprensa brasileira.

De acordo com o sítio eletrónico de notícias G1, o ministério da Saúde, num comunicado de quinta-feira à noite, referiu que o homem de 47 anos chegou ao Brasil vindo de Guiné-Conacri, um dos países mais afetados pela epidemia.

O homem, que está isolado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II, em Cascavel, estava subfebril e sem hemorragia ou outros sintomas da doença.

De acordo com o ministério da Saúde, o paciente está no 21.º dia da possível infeção, o prazo máximo para a incubação da doença, pelo que todos os protocolos internacionais estão a ser aplicados, para evitar uma proliferação, caso seja confirmada.

A secretaria de Saúde do Paraná informou que já mandou uma equipa para avaliar o caso e a situação do paciente. Os profissionais devem chegar hoje pela manhã à cidade de Cascavel.

A Força Aérea Brasileira vai ajudar na transferência do paciente, que será levado, provavelmente hoje, para o Rio de Janeiro, numa avião da Polícia Rodoviária Federal.

O paciente será transferido para o Hospital Evandro Chagas.

O Ébola já provocou mais de 3.865 mortes entre os 8.033 casos conhecidos na África Ocidental, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Este é o pior surto registado da doença, que foi detetada no início do ano, com o maior número de infetados e mortes.

O Ébola é um vírus que foi identificado pela primeira vez em 1976. Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade situa-se entre os 25 e os 90 por cento.

A infeção resulta do contacto direto com líquidos orgânicos de doentes - como sangue, urina, fezes ou sémen. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

Ler mais

Exclusivos