Presidentes do Irão e da Bielorrússia visitam Caracas

Os presidentes do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, e da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, vão deslocar-se a Caracas nos próximos dias para aprofundar a cooperação com a Venezuela, anunciou Hugo Chávez na quarta-feira.

O Presidente venezuelano fez o anúncio durante uma reunião na sede do Ministério de Defesa com altas patentes militares, em que exibiu o primeiro avião não tripulado e armamento fabricado no país.

"Eles [homólogos do Irão e Bielorrúsia] irão ao Rio [para a conferência Rio+20] e querem passar por cá para nos visitar e continuar a avançar com os projetos e alianças, que são todas para a paz", disse.

Desde 2008 que a Venezuela e a Bielorrússia têm acordos de cooperação em áreas como a indústria, infraestruturas, ciência e tecnologia, economia e finanças, comércio, minas, agricultura, alimentação, planeamento urbano e construção de habitações sociais.

Por outro lado, a Venezuela tem também diversos acordos de cooperação assinados com o Irão em áreas do turismo ao comércio, ciência e tecnologia, energia, indústria, agroalimentar e construção de habitações sociais.

O último encontro entre o presidente Hugo Chávez e o iraniano Mahmoud Ahmadinejad teve lugar em Caracas a 09 de janeiro.

Ler mais

Exclusivos