Polícia desaloja manifestantes em Nova Iorque

Protesto destinou-se a marcar o início do movimento anticapitalista Ocupem Wall Street, que nasceu em resposta à crise financeira de 2008.

A polícia deteve hoje 73 manifestantes que assinalavam os seis meses do início do movimento Ocupem Wall Street ('Occupy Wall Street') no Parque Zuccotti, onde se concentraram durante semanas os protagonistas da manifestação original, em 2011.

Os manifestantes deste fim de semana, que começaram a concentrar-se sábado à noite no parque, davam sinais de querer prolongar o protesto, tendo começado a erigir algumas tendas, o que motivou a intervenção da polícia.

Ao final do dia, as forças de segurança de Nova Iorque tinham conseguido evacuar totalmente o parque. A manifestação que terá mobilizado cerca de 600 pessoas, contou ainda com a presença do cineasta Michael Moore.

Ocupem Wall Street nasceu em setembro de 2011 como movimento anticapitalista na sequência da crise financeira mundial, que teve o seu início nos Estados Unidos em 2008. Os manifestantes do Parque Zuccotti acabaram por ser evacuados ao fim de dois meses, tendo o movimento ganho ainda outras cidades americanas, mas sem a dimensão que chegou a ter em Nova Iorque.

Ler mais

Exclusivos