Indonésia condecora Xanana Gusmão

A cerimónia vai decorrer na ilha de Bali, onde Xanana Gusmão se encontra para participar no VII Fórum da Democracia.

O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, vai ser condecorado sexta-feira com a Medalha de Honra da Indonésia pelo Presidente cessante indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, anunciou hoje em comunicado o governo timorense.

Segundo o comunicado, a cerimónia vai decorrer na ilha de Bali, onde o primeiro-ministro se encontra para participar no VII Fórum da Democracia.

"A 'Bintan Republik Indonesia Adipurna' é a mais alta Medalha de Honra da Indonésia e será entregue tendo em consideração o papel de Xanana Gusmão como Pai Fundador de Timor-Leste, como Presidente da República entre 2002 e 2007 e como Primeiro-Ministro desde 2007, na promoção das relações bilaterais entre a Indonésia e Timor-Leste, com base nos princípios de respeito mútuo, nas relações de boa vizinhança e benefício mútuo", refere o comunicado.

A cerimónia de entrega da medalha vai decorrer sexta-feira no Centro Internacional de Convenções de Bali e inclui discursos do primeiro-ministro timorense e do Presidente da Indonésia.

Xanana Gusmão viajou para a Indonésia na segunda-feira para participar em Surabaya no 69º aniversário das Forças Armadas indonésia (TNI) e no Fórum da Democracia de Bali, que se realiza entre sexta-feira e sábado.

Ler mais

Exclusivos