'Hacker' revela a veia de pintor de George W. Bush

Um hacker entrou nas contas de e-mail do antigo presidente dos EUA, da família e amigos e divulgou duas pinturas que terão sido feitas por Bush.

O caso de pirataria vai ser investigado pelo FBI, segundo informa a CNN, mas as imagens dos quadros que terão sido pintados por George W. Bush já estão em vários sites da internet. O site The Smoking Gun revelou esta situação provocada por uma hacker que dá pelo nome de Guccifer.

O hacker acedeu a mails escritos entre 2009 e 2012 pelo antigo presidente, mas também por outros elementos da família e amigos, alguns dirigidos a George Bush (pai). Guccifer revela ainda que tem os planos de Bush (filho) e dos irmãos para o funeral do pai, feitos quando este esteve internado dois meses por uma infeção nos brônquios. Teve também acesso a várias fotografias, algumas de Bush pai e filho enquanto o primeiro estava no hospital, mas as que estão a ter mais sucesso são as imagens de quadros supostamente pintados pelo presidente que antecedeu Barack Obama na Casa Branca.

As fotografias dos alegados autorretratos terão sido enviadas para a irmã, para mostrar o trabalho que estava a fazer. Num dos quadros vê-se uma pessoa - que aparenta ser Bush -, de costas, no duche, com o reflexo da cara num espelho e no outro, está na banheira e só se vê parte das pernas e os dedos dos pés. Apesar de ter mantido uma postura discreta desde que abandonou o cargo, já era conhecido que Bush tinha escolhido a pintura como hobby.

O FBI já estará a investigar a pirataria, mas Guccifer não parece muito preocupado, pois citado pelo The Smoking Gun, diz que os agentes federais há muito que começaram a investigá-lo. Acrescenta que já entrou em várias contas de e-mail e afirma que mais uma investigação do FBI será apenas "parte do jogo".