Este português podia ter sido presidente dos EUA

O apelido não desmente as origens açorianas de Ernest Moniz, que esta madrugada esteve muito próximo de suceder a Barack Obama na presidência dos Estados Unidos, tornando-se assim no primeiro descendente de portugueses a sentar-se na poltrona da Sala Oval.

Explicando por partes, o secretário norte-americano para a Energia - 12º na linha de sucessão para presidente - foi escolhido pela Casa Branca para ser o "sobrevivente designado" durante o discurso anual sobre o estado da união de Obama que teve lugar esta quarta-feira em Washington.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

A "taxa Robles" e a desqualificação do debate político

A proposta de criação de uma taxa sobre especulação imobiliária, anunciada pelo Bloco de Esquerda (BE) a 9 de setembro, animou os jornais, televisões e redes sociais durante vários dias. Agora que as atenções já se viraram para outras polémicas, vale a pena revistar o debate público sobre a "taxa Robles" e constatar o que ela nos diz sobre a desqualificação da disputa partidária em Portugal nos dias que correm.

Premium

Rosália Amorim

Crédito: teremos aprendido a lição?

Crédito para a habitação, crédito para o carro, crédito para as obras, crédito para as férias, crédito para tudo... Foi assim a vida de muitos portugueses antes da crise, a contrair crédito sobre crédito. Particulares e também os bancos (que facilitaram demais) ficaram com culpas no cartório. A pergunta que vale a pena fazer hoje é se, depois da crise e da intervenção da troika, a realidade terá mudado assim tanto? Parece que não. Hoje não é só o Estado que está sobre-endividado, mas são também os privados, quer as empresas quer os particulares.