Governo colombiano e FARC vão reunir terça-feira

O Governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) reúnem-se terça-feira em Havana, Cuba, naquele que será o encontro preparatório do diálogo formal agendado para 15 de novembro na capital cubana.

Bernardo Salcedo, um dos delegados da FARC no processo de diálogo, revelou à agência Efe via correio eletrónico que a reunião esteve prevista para segunda-feira, mas será realizada um dia mais tarde.

Relativamente aos temas a abordar, a fonte apenas precisou que, entre outros assuntos, será abordada a logística das conversações de paz como o local das reuniões e aspetos relacionados com as necessidades tecnológicas.

Representantes do Governo de Juan Manuel Santos e das FARC iniciaram conversações em outubro passado em Oslo, na Noruega, tal como se tinham comprometido no chamado "Acordo geral para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura".

O acordo, dado a conhecer em finais de agosto em Havana culminou seis meses de "conversações exploratórias" e secretas em Cuba, país que jutamente à Noruega são os garantes de um processo que é ainda acompanhado pelas autoridades da Venezuela e do Chile.

A agenda do diálogo visa encontrar uma solução para o problema da terra, o abandono das armas pelas FARC, a entrada da organização da vida política, solucionar o problema do narcotráfico e a compensação das vítimas do conflito que assola a Colômbia há quase meio século.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG