EUA reconhecem novo governo das Maldivas

Os Estados Unidos reconhecem o novo governo das Maldivas liderado por Mohamed Waheed, nome que sucede ao ex-Presidente Mohamed Nasheed, deposto na terça-feira por um golpe de Estado, indicou hoje uma fonte do Departamento de Estado norte-americano.

Quando questionada pela comunicação social se os Estados Unidos consideravam o novo governo como o governo legítimo das Maldivas, Victoria Nuland, porta-voz da diplomacia norte-americana, respondeu afirmativamente.

Nasheed demitiu-se na terça-feira na sequência de um motim policial e de semanas de manifestações de protesto pela demissão de um magistrado acusado de favorecer figuras da oposição.

No mesmo dia, o vice-presidente, Mohammed Waheed, foi empossado como chefe de Estado.

Durante os últimos dias foram registados tumultos em várias ilhas do arquipélago do oceano Índico.E, de acordo com o relato do presidente do município de Addu, a segunda maior cidade das ilhas Maldivas estava hoje "sem lei nem ordem", num "caos completo", depois de durante a noite ter sido alvo de uma onda de violência com os postos policiais a serem atacados e incendiados.

Fontes partidárias divulgaram hoje que um tribunal criminal das Maldivas emitiu um mandado de captura contra o antigo Presidente Mohamed Nasheed e o ex-ministro da Defesa.

O arquipélago das Maldivas é composto por mais de mil pequenas ilhas, mas apenas cerca de 200 são habitadas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG