Estado clínico de Chávez é "estável" mas "delicado

O genro de Hugo Chávez, casado com a sua filha mais velha, e também ministro da Ciência e Tecnologia admitiu o líder venezuelano está "a batalhar duramente" pela sua vida.

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, continua "estável dentro do seu quadro delicado" e a "batalhar duramente" pela sua vida, disse na quarta-feira à noite o seu genro Jorge Arreaza, em declarações em Cuba, noticia a Efe.

"A equipa médica explicou-nos que a condição do Presidente Chávez continua a ser estável dentro do seu quadro delicado", afirmou Arreaza, que também é ministro da Ciência e Tecnologia, na sua conta na rede social twitter (@jaarreaza).

Casado com a filha mais velha de Chavez, Rosa Virgina, Arreaza acrescentou que o Presidente "continua a batalhar duramente e envia todo o seu amor" ao povo venezuelano.

Arreaza acrescentou que o irmão mais velho de Chávez e governador do Estado de Barinas, no sudoeste do país, Adán Chávez, chegou a Havana, onde o Presidente venezuelano está hospitalizado desde há três semanas, tendo-se reunido com o vice-Presidente, Nicolás Maduro, a procuradora e esposa deste, Cília flores, e ele próprio.

Na terça-feira, Maduro, que foi designado pelo próprio Chávez como sucessor no caso de qualquer eventualidade, reconheceu mais uma vez o estado "delicado" de saúde do Presidente e destacou o compromisso do Governo venezuelano para dar informação "sempre com verdade, por mais dura que seja".

Disse ainda que regressaria à Venezuela na quarta-feira, sem que tenha havido porém qualquer notícia oficial da sua chegada.

Entretanto, a oposição venezuelana exigiu na quarta-feira "a verdade" sobre a situação de Chávez, considerando que a versão oficial "está esgotada" e "é insustentável", considerando que "oculta mais informação do que a que dá".

Chávez foi operado a um cancro, a quarta intervenção desde que foi diagnosticado em junho de 2011, do qual se sabe que está na zona pélvica, mas não a tipologia nem localização exatas.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG